Ciência, História e Inovação

A Clínica Miyake constrói sua história sobre pilares sólidos de ciência, inovação e pioneirismo médico.

Desde 1962, a medicina vascular faz parte do DNA da família Miyake. Ao longo das décadas, esse legado se transformou em pesquisa clínica, publicações científicas e desenvolvimento de técnicas que mudaram a forma de tratar varizes.

A clínica foi responsável por estudos pioneiros sobre as veias nutrícias (raízes), fundamentais para resultados duradouros, e pela criação da técnica CLaCS, hoje utilizada em mais de 40 países.

Em 2005, foi conduzido o primeiro estudo médico no mundo utilizando realidade aumentada aplicada ao tratamento de veias, abrindo caminho para tecnologias como o VeinViewer.

Desde 1999, a clínica adota o conceito de desospitalização e centralização, oferecendo tratamentos avançados em ambiente seguro, ambulatorial e focado no paciente.

Tudo isso com um compromisso inegociável: segurança, ciência e resultado real.

Mais de 40 publicações científicas internacionais

Vein imaging: a new method of near infrared imaging, where a processed image is projected onto the skin for the enhancement of vein treatment
RK Miyake, HD Zeman et al.
Dermatologic surgery 32 (8), 1031-1038, 2006 .

Role of injection pressure, flow and sclerosant viscosity in causing cutaneous ulceration during sclerotherapy
RK Miyake, JT King et al
Phlebology 27 (8), 383-389, 2012.

Skin temperature measurements during intense pulsed light emission
RK Miyake, H Miyake, P Kauffman
Dermatologic surgery 27 (6), 549-554, 2001.

State of the art on cryo-laser cryo-sclerotherapy in lower limb venous aesthetic treatment
RK Miyake, YW Chi, IJ Franklin, S Gianesini
Journal of Vascular Surgery: Venous and Lymphatic Disorders 8 (5), 893-895, 2020.

Cryo-laser and cryosclerotherapy guided by augmented reality for telangiectasias, feeder, and small varicose vein treatment e The CLaCS technique white paper report
RK Miyake, E Ramacciotti
J Phlebol Lymphol 12 (1), 1-7, 2019.

Cryo-laser and cryo-sclerotherapy guided by Augmented Reality
RK Miyake
Phlebologie 43 (05), 257-261, 2014.

Nd: Yag laser combined with injection sclerotherapy in the treatment of reticular veins and telangiectasias (CLaCS Method): a triple-blind randomized clinical trial comparing
M Fonseca, FJ Mocelin, MH Grill, S Gianesini, K Miyake, R Argenta, …
Phlebology 38 (3), 165-171, 2023.

Tratamento das microvarizes e telangiectasias
H Miyake, RK Miyake
Doenças vasculares periféricas. Rio de Janeiro: Medsi 15, 63-80, 2002.

Digital vein mapping guiding laser and injection sclerotherapy to treat telangiectasias and feeder veins: report of 140 cases
RK Miyake, H Miyake et al
Flebologia y Linfologia/Lecturas Vasculares 4, 569-576, 2009.

Pequenas varizes e telangiectasias
H Miyake, K Miyake et al
Maffei FHA, organizador. Doenças Vasculares Periféricas 4, 1769-1795, 2008.

Uso combinado de cirurgia de varizes e escleroterapia de telangiectasias dos membros inferiores no mesmo ato
RK Miyake
Jornal Vascular Brasileiro 5, 163-164, 2006.

Augmented Reality and Duplex Ultrasound in Medical Treatment Decision: Score 9-1.
K Miyake, JR Pires Davidson
Journal of Phlebology & Lymphology 12 (1), 2019.

Pain Reduction Using Cooled Forced Air at-20º During Laser and Injection Sclerotherapy
RK Miyake, H Miyake et al
Laser Surg Med 69, 2004.

Case report: Novel leg vein treatment CLaCS guided by augmented reality 11 years follow‐up
K Miyake, MH Grill, HSNF
Journal of Cosmetic Dermatology 22, 16-20, 2023.

Nossa Trajetória

1962

Hiroshi Miyake: Após se formar na Faculdade de Medicina da USP, inicia o aprimoramento de técnicas de tratamento de varizes. Na época, as cirurgias de varizes não tinham objetivos estéticos, exigiam internação de 2 a 3 dias, repouso de 1 mês e deixavam cicatrizes evidentes.

1964

Hiroshi Miyake quase foi banido do Hospital das Clínicas da USP, já que, naquela época, acreditava-se que o médico não deveria "perder tempo" buscando resultados estéticos no tratamento de varizes.

1972

Hiroshi Miyake defende sua tese de doutorado na USP, abordando estratégias para evitar úlceras após escleroterapia.

1980

Hiroshi Miyake consolida o conceito de que, para alcançar resultados mais duradouros no tratamento de microvarizes, é fundamental eliminar as veias nutridoras ("veias-mãe"). Ele compara o processo ao reparo de uma casa: não adianta pintar uma parede (secar vasinhos) se houver infiltração (veias maiores não tratadas). Esse princípio revolucionou o tratamento de microvarizes e telangiectasias.

1995

Dr. Kasuo Miyake, filho do Dr. Hiroshi Miyake, dá continuidade ao legado familiar e defende sua tese de doutorado na USP sobre o uso da avaliação térmica para evitar queimaduras na interação da luz com a pele.

1999

Kasuo Miyake realiza o primeiro uso do laser ND:YAG 1064 nm no tratamento de vasinhos e varizes. Ele associa o uso do laser à glicose a 75%, criando uma sinergia entre métodos seguros. Surge, assim, a técnica inovadora CLaCS.

2002

Kasuo Miyake introduz o uso do resfriador de pele "Cryo" para reduzir a dor durante o tratamento de vasinhos e aumentar a segurança no uso do laser.

2003

Kasuo Miyake apresenta uma pesquisa nos Estados Unidos sobre o uso do laser endovenoso (1320 nm) para tratar safenas com anestesia local.

2005

Kasuo Miyake realiza o primeiro estudo mundial sobre o uso de realidade aumentada na medicina, utilizando o VeinViewer™. A pesquisa explorou o método de imagem infravermelha, que processa e projeta imagens na pele, otimizando o tratamento de veias.

2007

Hiroshi Miyake encerra uma carreira brilhante ao se aposentar, após décadas de dedicação à medicina. Sua trajetória começou ainda jovem, aos 9 anos de idade, quando caminhava sozinho 16 km por dia, às margens do Rio Ribeira, para frequentar a escola. Médico exemplar, foi profundamente admirado por pacientes e colegas de profissão.

2009

Após participar de um congresso mundial em Mônaco, Kasuo Miyake inicia os primeiros estudos sobre o uso do laser endovenoso radial (1470 nm) na Clínica Miyake.

2010

A retirada cirúrgica da veia safena é oficialmente substituída pelo uso do laser endovenoso 1470 nm, que passa a ser utilizado em todos os pacientes da Clínica Miyake.

2011

Kasuo Miyake funda o International Meeting on Aesthetic Phlebology (IMAP). Atualmente, com mais de 10 edições realizadas, o evento é reconhecido como o maior congresso mundial sobre flebologia estética.

2012

Após 20 anos de tentativas e rejeições, a tese de doutorado de Hiroshi Miyake é finalmente publicada em inglês na mais importante revista médica de flebologia. Nesse mesmo ano, Dr. Marcelo Grill, cirurgião vascular formado pela USP, junta-se à equipe da Clínica Miyake e assume o papel de Vice-Presidente na organização do IMAP.

2014

Marcelo Grill assume o cargo de Vice-Presidente do IMAP

2015

A evolução das técnicas implementadas pela Clínica Miyake decreta o fim do repouso pós-operatório. O uso do CLaCS, combinado com ultrassom intraoperatório, laser endovenoso para safenas e meias elásticas de alta performance, reduz significativamente a necessidade de cirurgias invasivas.

2016

Hiroshi Miyake faz sua última aparição pública durante o IMAP 2016 e recebe uma emocionante ovação de pé em homenagem à sua trajetória. Nesse mesmo ano, Kasuo Miyake carrega a tocha olímpica, em reconhecimento ao seu apoio a inúmeros atletas olímpicos.

2018

A nova Clínica Miyake é inaugurada, transformando-se em um hospital de um leito com um centro cirúrgico completo. Com isso, a raqui-anestesia e a anestesia peridural deixam de ser necessárias para o tratamento de varizes. Os procedimentos passam a ser realizados com sedação ou sem anestesia, proporcionando maior conforto e segurança aos pacientes.

2021

A técnica CLaCS já está em uso em mais de 50 países, consolidando-se como uma das principais inovações no tratamento de varizes e telangiectasias.

Principais publicações científicas:
- Cryo-laser and cryo-sclerotherapy guided by augmented reality for telangiectasias, feeder, and small varicose vein treatment – The CLaCS technique white paper report. RK Miyake, E Ramacciotti. Phlebol Lymphol 12 (1), 1-7.
- Cryo-laser and cryo-sclerotherapy guided by Augmented Reality. RK Miyake. Phlebologie 43 (05), 257-261.
- Pequenas varizes e telangiectasias. H Miyake, K Miyake et al. In: Maffei FHA (Org.), Doenças Vasculares Periféricas 4, 1769-1795.
- State of the art on cryo-laser cryo-sclerotherapy in lower limb venous aesthetic treatment. RK Miyake, YW Chi, 13 Franklin, S Gianesini. Journal of Vascular Surgery Venous and Lymphatic Disorders 8 (5), 893-895.

2022

Kasuo Miyake participa do Congresso Mundial de Flebologia e conquista dois prêmios internacionais.

Congresso Mundial 2022 Istanbul - Treinamento método CLaCS para o Dr. Zil Yassine da Clínica Spider Veins

2023

Marcelo Grill defende Tese de Mestrado na Santa Casa de São Paulo com o tema Coagulação e Tromboses.

2025

Marcelo Grill inicia doutorado na Santa Casa de São Paulo sobre laser transdérmico.

Rolar para cima